Psicoposts - onde a magia acontece

 

Filme "Nell"

 

 

nell.jpg image by doispeaks 

Resumo:

    Nas Montanhas Azuis da Carolina do Norte, uma paisagem em que o Homem ainda não alterou a Natureza, habitam diferentes espécies. Ali também vive Nell, uma jovem que foi criada à margem da sociedade, ainda que tenha tido algum contacto com os humanos. Na verdade, vivia com uma irmã e com a mãe que se encontrava paralisada devido a uma trombose. As duas irmãs nasceram como resultado de uma violação.

    O filme começa quando a mãe de Nell morre. O seu corpo é descoberto na cabana onde viviam por um rapaz que, de vez em quando, aí se dirige para deixar alimentos. O xerife local pede ajuda ao Dr. Lovell para certificar a causa da morte. Nell é então acidentalmente descoberta por Jerry, escondida. Assim começa a extraordinária aventura no coração da inocência.

    Jerry é naturalmente atraído pela beleza selvagem que o rodeia. E este cenário vem acrescentar-se ao mistério que é Nell; Jerry pede ajuda a uma psicóloga, a Dra. Paula Olsen, para o auxiliar no diagnóstico. Mas esta sua decisão virá mais tarde a revelar-se problemática pois, como veremos, as soluções que ambos apresentam são antagónicas. O estranho dialecto que Nell fala é o que mais os confunde. Nell usa uma linguagem própria e indecifrável que aprendeu com a mãe.

    Jerry e Paula têm perspectivas muito diferentes. Paula pretende recorrer à justiça, com o intuito de enclausurar Nell numa instituição para aí investigar o seu comportamento. Jerry não concorda. Ele quer mantê-la no seu habitat natural e consegue que o juiz lhe conceda um prazo de três meses para compreender Nell. Ele e a psicóloga deslocam-se para o local onde ela vive. A psicóloga leva consigo uma luxuosa casa-barco e uma sofisticada tecnologia vídeo. Jerry prefere acampar no bosque. Desconfiados um do outro, formam uma equipa bastante inverosímel. Porém, a aproximação a Nell não tardará a chegar. Ainda que primariamente,conseguem pouco a pouco comunicar com Nell. Estabelecem-se vínculos de confiança, e começa uma nova etapa marcada pela possibilidade da Educação. No entanto, não é só Nell que vai ser educada. A relação educativa vai exercer-se nos dois sentidos.

    Experimentados e cultos, médico e psicóloga começam a conhecer-se melhor a si mesmos e, pouco a pouco, vão aproximar as suas metodologias. Além disso, a própria Nell vai exercer o papel de educadora. Numa acesa discussão são interrompidos pela chegada inesperada de Nell que toma o controle da situação, pega nas suas cabeças e ordena-lhes que "falem". O médico e a psicóloga veêm-se forçados a pedir desculpa a Nell e Paula, para a sossegar, diz mesmo "A Mamã ama o Papá de verdade!".

    Nell possui uma inocência total. Ao vê-la nua, num dos banhos nocturnos que tem por hábito tomar no lago, por assim dizer, imersa na Natureza, somos reconduzidos às nossas próprias raízes, lá onde a culpa e a vergonha não existiam.

    Surge porém o momento de apresentar Nell à sociedade. As repercussões de uma visita à cidade organizada para esse fim são desastrosas. Os meios de comunicação, com a sua tradicional apetência por transformar todas as notícias em escândalos, interessam-se pelo caso. Vão até à floresta violando a intimidade de Nell que reage violentamente.

Médico e psicóloga veêm-se então obrigados a retirá-la do local onde vivia, levando-a para um Hospital.

    Uma vez no hospital, o comportamento de Nell altera-se de tal modo que Jerry decide raptá-la da instituição sob o olhar resignado de Paula.

    O caso acabará em tribunal onde Nell toma a palavra. Afinal, é ela que, com os seus argumentos, decide o seu próprio futuro.

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode