Psicoposts - onde a magia acontece

 

Variedade de estímulos

 

    Hunt conclui que a privação precoce de estímulos pode tornar-se um impedimento mais importante para o desenvolvimento motor normal do que a restrição motora precoce propriamente dita.

    Wayne Dennis descobriu um orfanato em Teerão onde as crianças eram mantidas em condições de isolamento extremo, cada uma vivendo num cubículo branco separado e à prova de som. O resultado desta restrição sensorial severa mostrou que praticamente todas as crianças apresentavam atrasos mentais apesar do facto de terem todas nascido em famílias com alguns estudos. Isto prova que o desenvolvimento intelectual é fundamental tanto do meio como da hereditariedade. No entanto, o mais espantoso é que estas crianças privadas de estímulos, mas com uma completa liberdade de movimentos apresentassem também um atraso físico.

    O ingrediente crucial para o desenvolvimento intelectual é a variedade de estímulos. Quanto mais a criança vê, ouve e toca, mais a criança quer ver, ouvir e tocar e mais crescimento intelectual irá ocorrer. No entanto, Hunt afirma que é contra a exposição da criança a uma variedade de estímulos avassaladora, pois o excesso de heterogeneidade de estímulos provocará na criança frustrações, tal como a desmesura em homogeneidade (tédio) provocará a rejeição da interacção com o meio.

    Portanto, existe o problema do ajustamento de estímulos. Por isso, Hunt diz que a própria criança procura, naturalmente, os estímulos mostrando alegria e interesse espontâneo por aprender quando encontra esses estímulos, o que leva a um maior crescimento cognitivo contínuo.

 

                                              

brincar.jpg image by ovelhaperdida                

 

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode